17.3.09

Alteração no perfil de coagulação e incidência de TVP em colecistectomia laparoscópica

Embora a colecistectomia laparoscópica parecer ser menos traumática aos pacientes, comparada à cirurgia aberta, a diminuição do retorno venoso dos membros inferiores e a hipercoagulabilidade que ocorre em pacientes submetidos à colecistectomia laparoscópica eletiva com pneumoperitônio por CO2 torna-se um fator de risco potente para a ocorrência de trombose venosa profunda (TVP).

 

Pesquisadores publicaram, recentemente, no International Journal of Surgery, um estudo observacional de 50 pacientes submetidos à colecistectomia laparoscópica eletiva, desenhado para avaliar alterações de TP, TTPa, D-dímero e antitrombina III, que foram medidos no pré-operatório, 6h e 24h após a cirurgia. Os pacientes foram acompanhados por ultrassom colorido duplex dos membros inferiores bilateralmente e no 7º pós-operatório para procurar por evidências de TVP.

 

Diminuição significativa pós-operatória de TTPa e de antitrombina III sugeriram ativação da coagulação, enquanto que a diminuição do D-dímero sugeriu ativação da fibrinólise. Valores de TP não apresentaram alterações estatisticamente significativas pós-operatórias. Idade, índice de massa corpórea e duração do pneumoperitônio correlacionaram-se à ativação significativa da coagulação e da fibrinólise. Nenhum paciente desenvolveu evidências clínicas ou radiológicas de TVP no período pós-operatório.

 

Os pesquisadores concluíram que o pneumoperitônio por CO2 aumenta a ativação da coagulação e da fibrinólise associadas à colecistectomia laparoscópica. Pacientes com fatores de risco como idade avançada, obesidade ou com expectativa de longa duração de cirurgia laparoscópica tendem a ter ativação significativa da coagulação, tornando-os um grupo de risco vulnerável ao desenvolvimento de TVP no pós-operatório, justificando a utilização de alguma forma de tromboprofilaxia.



Uma resenha de Alteration in coagulation profile and incidence of DVT in laparoscopic cholecystectomy - International Journal of Surgery; 2008 Dec 25. [Epub ahead of print]


Caso deseje receber o trabalho na íntegra, por favor contacte nosso serviço de Informações Médicas pelo nosso site ou através do 0800 7030015.

As resenhas são baseadas em artigos de periódicos nacionais e internacionais que contenham informações médicas com aplicabilidade prática.

Copyright ® 2008: São Paulo Medical Conferences - Todos os direitos reservados sobre a resenha em português.
"O conteúdo desta página é de responsabilidade da São Paulo Medical."